[Memory Khard] – Harry Potter

HarryPotter02

O mundo vive de tendências. Tendências que influenciam uma geração, que fazem parte da vida daqueles que tem aquela forma de vida como seus princípios. The Beatles são um exemplo de que não só influenciaram uma só geração, mas outras gerações que ainda existem fãs até os dias de hoje. No mundo da literatura, essa tendência é bem forte, pois temos vários universos que falam de vários temas o mundo da fantasia está diverso desses universos. Hoje vou falar de um universo que foi o meu primeiro livro que eu li. Vamos falar de Harry Potter.

Nascida na Inglaterra e professora de inglês, J.K Rowling, começou a escrever sobre Harry Potter em Portugal, durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, ela delineou os enredos para cada livro e começou a escrever o primeiro livro intitulado “Harry Potter e a Pedra Filosofal” chegando às livrarias inglesas no ano de 1997. Seu nome é Joanne Rowling, mas percebeu que ao colocar um nome de uma mulher não seria atrativo para o público alvo de jovens adolescentes.

13022216_818834384889638_1121591897_n

“O Sr. e a Sra. Dursley, da Rua dos Alfeneiros, nº. 4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas no mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem. Até que um dia eles tiveram uma surpresa enorme a sua porta. Uma brisa arrepiava as cercas bem cuidadas da Rua dos Alfeneiros, silenciosas e quietas sob o negror do céu, o último lugar do mundo em que alguém esperaria que acontecessem coisas espantosas. O bebê  virou-se dentro dos cobertores sem acordar. Sua mãozinha agarrou a carta ao lado, mas ele continuou a dormir, sem saber que era especial, sem saber que era famoso, sem saber que iria acordar dentro de poucas horas com o grito da Sra. Dursley ao abrir a porta da frente para pôr as garrafas de leite do lado de fora, nem que passaria as próximas semanas levando cutucadas e beliscões do primo Duda. Ele não podia saber que neste mesmo instante, havia pessoas se reunindo em segredo em todo o país que erguiam os copos e diziam com vozes abafadas”

harry-potter-press-abroad-intercambio

Com esse pequeno trecho do primeiro livro, começa a trajetória de vida de Harry Potter. Um menino que foi deixado na casa de seus tios quando bebê para levar uma vida normal, mas mal sabia ele que a sua vida não era tão normal assim. Ao completar onze anos, ele recebe uma visita de um grande homem chamado Hagrid, que faz uma importante revelação. Harry era diferente dos outros, pois ela era um bruxo. O pequeno menino que morava em quarto embaixo das escadas, que era tratado como um estranho pelos seus tios, mal sabia que no mundo da bruxaria e magia era uma pessoa respeitada. Para se tornar um grande bruxo, Harry tem que frequentar a famosa Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e lá acaba conhecendo seus companheiros de aventura Rony e Hermione. O mais legal de você acompanhar nos livros é a evolução dos personagens. Acompanhamos a jornada de Harry, mas também de seus amigos e principalmente de Hermione, que era uma pessoa normal no meio dos bruxos, mas era a melhor bruxa dentre muitos ali. Só que para mim existem dois personagens que se destacam e que são os meus favoritos de toda saga.

atores-de-harry-potter-se-reuniram-para-gravar-uma-cena-especial-3

Neville Longbottom é um bruxo sangue-puro, filho de dois aurores. Ele pertencia à Grifinória e dividia o dormitório com Harry e Rony . A matéria da qual Neville mais gostava era Herbologia, e a que odiava era Poções (porque tinha medo do Professor Severo Snape). Seus pais foram torturados pela maldição Cruciatus até a loucura por comensais da morte. Neville foi então criado por sua avó. Foi um importante membro da ordem da fênix, da armada de Dumbledore e conhecido por lutar ao lado de Harry Potter. Ao final da Segunda Guerra Bruxa se tornou professor de Herbologia de Hogwarts.

O Professor Severo Snape Apesar da ascendência bruxa, ele foi criado em local trouxa e conheceu Lília (Mãe de Harry) quando tinha nove anos, e se apaixonou profundamente tornando-se seu amigo íntimo. Em 1971, ele começou seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sendo colocado na Sonserina. Severo se tornou inimigo imediato de Tiago Potter e Sirius Black e era uma frequente vítima de bullying destes. Snape desenvolveu uma paixão pelas Artes das Trevas muito precocemente, e seguiu os elitistas puro-sangue de sua Casa, apesar de sua própria condição de mestiço e de seu amor por Lílian, uma Nascida-trouxa. Isto colocou a amizade dos dois à prova. Após deixar a escola, ele se juntou aos Comensais da Morte, como grande parte de seus colegas da Sonserina. Na versão do cinema Snape foi interpretado pelo grande ator Allan Rickman, que infelizmente nos deixou no começo desse ano. Allan conseguiu expressar muito bom o que é o Snape nos livros e acabou se tornando o personagem favorito de muita gente.

harry-potter-play-jk-rowling

Para muita gente Harry Potter foi o primeiro livro. Para outros, a primeira  experiência na literatura fantástica. Para todos os que viveram esse fenômeno, ele foi inesquecível. A saga do bruxo marcou a vida de milhares de crianças, adolescentes e adultos, que por 10 anos viveram a expectativa de um novo livro, a esperança de um final feliz,  a emoção da morte de personagens que extrapolaram as páginas e se  tornaram tão importantes quanto se fossem reais. E por isso, citarei meu livro favorito desse grande universo.

Harry Potter e a Câmara Secreta começa com o pequeno feiticeiro passando as férias na casa de seus tios, após o seu primeiro ano em Hogwarts e como sempre muito maltratado pelos seus tios. Seu aniversário de 12 anos é o pior de todos: ninguém o cumprimenta, não ganha nenhum presente, e para piorar a situação um elfo o proíbe de voltar para o mundo da magia. De repente, aparece um carro voador com Rony e seus irmãos que livram Harry dessa amargura. Tanto o livro como o filme é magia pura. Com Aranhas gigantes, cobras que matam só com o olhar, varinhas mágicas com defeito. Muitas histórias contribuem para que esse seja para mim o melhor livro de Harry Potter. A adaptação para o cinema também é a minha favorita por ser bem fiel ao livro, por pegar pontos importantes e saber adaptar de forma que eu não senti o tempo do filme passar.

13023642_818834424889634_1312702116_n

Esse é o mundo Harry Potter que mesmo após ter sido encerrado seu ciclo com os sete livros, ainda está muito presente na geração que acompanhou o desenvolvimento desse garoto que se tornou um grande herói.

escolass

Ah e eu não esqueci. Em Hogwarts existem quatro escolas: Grifinoria, Sonserina, Lufa Lufa e Corvinal. Qual é a sua casa preferida? Já falo aqui que a minha é a Sonserina.

Banner Memory Khard

Autor: David Ferreira
Revisão: Isabela Ribeiro

Os Kharas

About Os Kharas

Viva a aventura!