[Memory khard] – Jogos de Tabuleiro

catanonline

Os videogames eram uma forma de entretenimento na nossa infância, que sempre reuníamos alguns amigos em nossas casas e se passava varias tardes se divertindo. Só que os videogames da nossa infância eram jogados apenas por dois jogadores e sempre ficava aquele grupinho esperando a vez de jogar. A tecnologia avançou e com isso não precisamos mais ficar esperando a vez para jogar e podemos jogar com mais de dez pessoas. Mas existe uma espécie de jogo que não importa o quanto tempo avance, o seu estilo continuara o mesmo e vai continuar reunindo muitas pessoas juntas para jogar. Estou falando dos jogos de tabuleiro.

A origem dos jogos de tabuleiro está ligada as primeiras cidades de que se tem notícia, há alguns milhares de anos, nas regiões do antigo Egito e da Mesopotâmia. Foram encontrados em escavações arqueológicas objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência a jogos de tabuleiro. Os primeiros jogos de tabuleiro representavam uma batalha entre dois exércitos, e a maioria dos jogos de tabuleiro modernos ainda é baseada em derrotar os jogadores adversários em termos de objetivos, posições e com o acúmulo de pontos.

Egyptian_chess_players

Existem muitos tipos de jogos de tabuleiro. Sua representação pode variar de situações da vida real a jogos abstratos sem nenhum tema (Damas e Xadrez). As regras podem variar desde o simples ou para aqueles que descrevem um universo de jogos em grande detalhe (Dungeons & Dragons).

O tempo necessário para aprender a jogar ou dominar um jogo varia muito de jogo para jogo. Tempo não estão necessariamente relacionados com o número ou a complexidade das regras de aprendizagem alguns jogos com estratégias profundas, mas na maioria das vezes a gente aprende na hora mesmo de jogar ou assistindo o amigo jogando também.

Confesso que parei no tempo com a relação de novos jogos. Sei que existem excelentes variações de tema, mas eu vou listar aqui abaixo os que eu realmente gosto de jogar e que hoje da uma saudade de reunir uma galera envolta do tabuleiro para jogar.

O Combate foi um jogo de tabuleiro lançado pela Estrela em 1974. É um jogo praticado por duas pessoas em que o objetivo é capturar a bandeira adversária, que atualmente foi substituída por um prisioneiro. O tabuleiro é um quadriculado com dez casas na horizontal por dez casas na vertical. Existem dois lados que ocupam quatro casas cada um. O espaço para cada jogador organizar o seu exército de 40 peças. Seu objetivo no jogo é que cada um comande seu exército, que tem por objetivo capturar a bandeira (ou prisioneiro) do exército inimigo. Outra forma de vencer é deixando sem peças, deixando de lado o objetivo e acabando com as peças do inimigo fazendo uma pequena “guerra”.

combate

Detetive é um jogo desenvolvido sobre um tabuleiro que simula uma mansão, com vários cômodos e vários objetos. O objetivo é descobrir qual dentre seis suspeitos (cujos nomes são ou lembram cores específicas), qual dentre seis armas e qual dentre nove aposentos estão envolvidos em um crime de assassinato. O objetivo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São seis suspeitos, seis armas e nove locais, conferindo 324 possibilidades distintas de crime. No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope. Os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite, comprovando que a mesma não se encontra no envelope. A carta  deve ser mostrada apenas àquele que palpitou.

detetive

Da serie de jogos que você arranja confusão e complô com os amigos tem o War. War é um jogo é disputado com um mapa-múndi dividido em seis regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o seu e declará-lo cumprido é o vencedor.

É disputado em rodadas, nas quais os participantes colocam exércitos (as bolinhas menores, vistas nas imagens abaixo) e atacam outros oponentes.

war1

Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados. Da serie War nos temos uma continuação que a minha favorita que é o War II.  Nesse jogo, as batalhas não serão apenas por terra. Os aviões bombardeiros dão uma nova dimensão às batalhas, pois, quando aliados aos ataques terrestres, são capazes de derrotar o mais forte dos adversários. Vibre, desenvolvendo estratégias para conquistar territórios e continentes, e vença os exércitos inimigos em lances eletrizantes que vão contar com todo seu raciocí­nio. Com regras um pouco mais complexas do que o jogo clássico, o War II introduz novos elementos, como combate aéreo, centros estratégicos, espionagem, mais objetivos, dando mais alternativas estratégicas e uma nova dinâmica ao jogo.  Levava esse jogo para o playground do meu prédio e me lembro de que já fiz muita gente chorar de raiva pelas estratégias que eu fazia. War II é o meu jogo favorito e desafio qualquer um a bater de frente!

war 2

Outro da serie: Discussões, brigas e complô. É o famoso Banco Imobiliário. No Brasil nos o chamamos assim, mas o seu nome de origem é Monopoly (ou Monopólio na tradução). Esse é um dos jogos mais populares do mundo em que que propriedades como bairrocasashotéisempresas são compradas e vendidas, em que uns jogadores ficam “ricos” e outros vão à falência. Existem varias versões de Banco Imobiliário e vou listar duas aqui que eu fiquei com muita vontade de jogar.

banco-imobilirio

A versão Steampunk é modificada a fim de trazer um realismo maior ao jogo, onde possui uma torre de água enorme que serve como representação da estação de tratamento de água que é vendida no jogo, assim como um trem – o famoso ferrorama – que fica ao redor do tabuleiro levando os personagens às próximas casas, claro que somente depois de pagar as taxas pela parada na estação.

steampunk-electric-monopoly-diy-2

A versão de cartão de credito foi lançada em 2005. A partir de uma parceria firmada com uma das principais operadoras de cartão de crédito, o tradicional dinheiro deu lugar aos cartões de crédito. O modo de jogo permanece o mesmo ainda, mas com o cartão de crédito é possível estender o jogo por muito mais tempo, já que não existe mais a limitação da quantidade de dinheiro existente no banco. Outra grande vantagem no uso dos cartões é no início do jogo, pois não se perde tanto tempo distribuindo as notinhas entre os participantes, bastas programar quanto será o crédito de cada um e iniciar a brincadeira.

banco imobiliario de cartão

Digam ai seus jogos favoritos. Sei que existem inúmeros jogos com diversas temáticas, então divulguem seus favoritos.

IMG_1341

Banner Memory Khard

Os Kharas

About Os Kharas

Viva a aventura!