[Memory Khard] The Last of Us

 

O fim do mundo sempre foi uma temática de vários livros e filmes. O que é pouco explorado, de fato, é o que acontece depois dos holocaustos nucleares e desastres ambientais. É provável que poucos seres humanos sobrevivam a esses desastres e a humanidade (mesmo que de maneira inexpressiva ou patética) ainda viva neste mundo. Cenários pós-apocalípticos partem da premissa que o “fim” do mundo já foi há muito tempo e agora a humanidade se vê em condições e número para tentar fazer alguma coisa para restabelecer à ordem. Tanto tempo, por outro lado, fez com que pessoas se unissem para impedir que a ordem seja restabelecida, por motivos óbvios: a vastidão sem lei torna aqueles que possuem armas verdadeiros reis.

Assim como a fantasia medieval, o cenário pós-apocalíptico apresenta alguns clichês. Que servem de guia para que o jogador ou leitor entrem no clima daquele mundo. Gangues que brigam entre si por algo de valor. Campanhas inteiras podem ser praticamente focadas nesse tipo de relação. Se algo de ruim aconteceu com a humanidade, então tal desastre poderia envolver certo vírus que depois de sofrer uma mutação acabou por transformar as pessoas em zumbis. O tema zumbi em geral, é a “menina dos olhos” das ferramentas de marketing e produção de conteúdo. Vide os clássicos filmes de George Romero que depois sofreram novas adaptações com Zack Snyder e o fenômeno nos vídeo games que foi Resident Evil.

Isso tudo foi para dar uma pincelada em um tema que vale por si só uma resenha boa. Falei disso tudo para falar do jogo que para mim é o segundo melhor jogo de vídeo game da minha vida! Vamos falar de The Last of Us!

TheLastOfUsTitle

Feito pela Naughty Dog, que foi a criadora de Crash Bandicoot, que é para maioria dos gamers o mascote da Sony, foi a desenvolvedora dos quatro jogos da serie Uncharted e dessa vez fez um jogo que fez repensar a forma de se fazer jogos pós apocalípticos. The Last of Us começa numa zona de quarentena em Boston, vinte anos depois da praga feita por uma mutação no fungo Cordyceps que começou a atacar humanos e se alastrou por todo o planeta. Nos anos seguintes, militares criaram a Lei Marcial, ocasionando em ordens rígidas sobre os infectados e foram criadas áreas de quarentena, nas quais os sobreviventes devem obedecer a toques de recolher e qualquer ordem superior. Houve também a criação de um grupo de rebeldes, denominados de Vaga-lumes, que agem contra os militares e buscam pela cura da doença a qualquer custo.

thelastofus_screen

Neste cenário, somos apresentados a Joel e Ellie, que graças a um evento do destino devem sobreviver juntos neste mundo caótico. Ellie é uma garota de 14 anos que, por algum motivo, é imune a infecção dos fungos e Joel é um contrabandista frio que já desistiu da própria humanidade, incumbido a levá-la até um grupo que pode desenvolver a cura para a infecção. A relação entre os dois desconhecidos é o foco de toda a trama e o ponto principal que torna The Last of Us um dos grandes jogos da indústria dos Videogames. Sobre o combate, o jogo entrega um sistema que precisa ser alternado a depender do adversário. Existem três tipos diferentes de zumbis que exigem abordagens diferentes para serem eliminados, por exemplo. Algumas salas com os três tipos presentes podem se tornar bem desafiadoras, caso não deseje desperdiçar todas as suas balas. Inimigos humanos normalmente exigem o tiroteio inteligente, com o bom controle de cover e algumas eliminações silenciosas. Não existe aquele fator de você matar um inimigo e no corpo dele você encontrar cinquenta balas de pistola. Por isso mesmo tem que ser bem estratégico em suas ações.

whsa0lrdy41we0eyhh6m

The Last of Us é um daqueles jogos em que você ira concluir e te ira refletir sobre o que o ser humano é capaz de ir tão longe. No caso de Joel ele toma decisões que acabam influenciando o futuro de Ellie mais para o decorrer do jogo. Muitos dizem que esse jogo merecia um filme, mas eu discordo totalmente, pois o jogo é perfeito e não precisa de adaptações para o cinema. Se você não quiser jogar, veja todas as cutscenes no Youtube e você ira depois jogar o jogo e viver nesse mundo.

the_last_of_us_PS3-SCREEN-2-b

Antes de terminar, deixarei esse link da musica tema de The Last of Us que é uma obra prima. Quando vocês forem ler a Memory Khard, escutem para embarcar na historia.

https://www.youtube.com/watch?v=Y97u-U0nvJM

 

Texto David Ferreira
Revisão J. A. Zacharski

Os Kharas

About Os Kharas

Viva a aventura!