[Memory Khard] – Tokusatsus

Banner Memory Khard

Um dos primeiros Podcasts “Taverna do Dragão” foi de Power Rangers. Foi legal, divertido, muitas curiosidades que até eu não sabia e é claro, Kimberly, saudades eternas. Porém, para tudo ha uma origem. Para que os Rangers surgissem vieram primeiro os Tokusatsus.

ultraman-background-hd

Tokusatsu é uma abreviação japonesa para filmes de efeitos especiais. O primeiro dos Tokusatsus feitos foram os filmes de Godzilla, que foram de grande sucesso na década de 50. Em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, Ultraman surgiu e foi um herói que revolucionou o conceito de Tokusatsu e desencadeou uma das maiores ondas produtivas, iniciando o sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a televisão japonesa até meados dos anos 70. Anos mais tarde, em 1971, a série Kamen Rider, do famoso mangaká Shotaro Ishinomori, ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também uma nova franquia que surgia de certa forma, mostrava-se como uma antítese do estilo de heróis gigantes. Em 1975, estreia a série Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), que abre uma nova vertente no Tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de “Sentai”), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente. Como citado acima cada Tokusatsu teve seu gênero ou sua franquia. Vou citar as minhas duas franquias favoritas.

kamenrider

Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões, séries e gerou uma franquia própria. Sua característica é de ser originário de um inseto, e cada Rider feito tinha uma forma diferente. Era herói que sozinho lutava contra os seus inimigos e essa formula existe até hoje. Os Riders tiveram duas eras. A primeira chamada de era Showa (1971 – 1988) e a outra chamada de Heisei que começou nos anos 2000 e está até hoje. Dois destaques dessas duas eras são: Kamen Rider Amazon de 1974, que se passava na selva e seu enredo mostra um herói que chega ao Japão sem ter nunca um conhecimento com nenhum ser humano. Sua única missão é eliminar o império de Geddon que estava destruindo sua ilha. É um dos meus favoritos por seu estilo de luta ser de um animal selvagem utilizando apenas o punho, as garras e os dentes. É para mim até hoje uma das series de Tokusatsu mais violentas. Kamen Ride Kiva se passa no ano de 2009 e seu enredo passa em anos paralelos que juntos no final se tornam um só. Wataru é um jovem que não tem muito contato com as pessoas e isso se torna seria dificuldade que no decorrer da serie vai perdendo. No mundo paralelo se conta a historia de seu pai que é um grande violinista e se intitula como o maior homem da historia da terra. Sua transformação é baseada num morcego e a trama da serie em bem nesse estilo medieval, contando varias curiosidades do tempo aristocrático e seus inimigos têm como nome de peças de xadrez que são Bispo, Torre, Cavalo e Rainha. Adivinhem quem é o inimigo? Recomendo-a e para quem curte Castlevania vai gostar mais ainda.

jetman

Os Super Sentai foram produzidos  pela Toei Company. São séries nas quais equipes de três a cinco guerreiros, cada um vestindo um uniforme de cor diferente, defendem a Terra das forças do mal. Até 1979, a franquia se chamava apenas “Sentai”, mas após as duas primeiras séries (Himitsu Sentai Goranger e JAKQ), as demais equipes passaram a dispôr de veículos mecânicos que se transformam em um robô gigante (mecha), passando a denominar-se Super Sentai. O gênero passou por diversas reformulações ao longo de três décadas, porém mantendo sua premissa básica.  Dai nasceu a franquia norte-americana Power Rangers que usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até mesmo algumas cenas de ação original. Meus Super Sentais favoritos são:  Chojin Sentai Jetman ( Esquadrão dos Homens Pássaro Jetman), é a 15ª serie da franquia produzida pela Toei.  Jetman possui um contexto mais sério e seu é de impressionar os amantes de Super Sentai, apesar dos heróis vencerem no final. A série é tida por muitos e por mim como a melhor serie de todos os tempos. Os cientistas do departamento militar chamado de Skyforce descobre uma energia chamada Birdronic. E as usam como experimento em seus soldados. Num desses testes a uma falha e a sua energia é espalhada pela Terra atingindo quatro pessoas que tem agora esse grande poder. Recomendo muito essa serie pois vale muito a pena ver mesmo. Samurai Sentai Shinkenger (Esquadrão Samurai Shinkenger) é a 33ª série da franquia. Por ter um enredo samurai que me chamou muita atenção. Os Shinkengers defendem a terra dos temíveis Geddoshu, que surgem do famoso Rio Sanzu aonde os mortos são levados para seu descanso eterno. A serie tem uma mistura de mundos amurai no mundo moderno de hoje, aonde o personagem principal além de ser o líder, é respeitado por como um grande mestre pelos seus companheiros. Típico de Era Meiji.

jetman

Como essas series chegaram ao Brasil? Como dito na minha resenha de Cavaleiros do Zodíaco. Graças a nossa querida, Rede Manchete trouxe essas series que marcaram nossa infância. Como Kamen Rider Black RX, Jaspion, Jiraya, Cybercop, Changeman e entre outras. Se os Cavaleiros tiveram grande importância na nossa infância os Tokusatsus também tiveram grande importância. Obrigado Manchete ou Domo Arigatô Gozzaimasu Japão!

David

About David

Sou apenas um Khara que busca seus objetivos com o tempo.