[Memory Khard] – Top Gear

GAMECOIN-TOP-GEAR-0

A maioria das pessoas que cresceram na geração de Mega Drive e Super Nintendo, jogou muito esses consoles nas locadoras. Nossa infância foi muito marcante por guardamos aqueles trocadinhos que as nossas vós ou nossos pais davam para gente. Era um dos melhores momentos da minha infância, chegar à locadora e jogar meia horinha de um jogo qualquer que tinha ali, foi assim que nossa paixão por vídeo games começou. Vou falar aqui de um dos jogos que eu gastei muito dinheiro na locadora e que ganhei de várias crianças. Vamos de Top Gear!

TopGear-pitstop

Top Gear foi lançado em 1992 para Super Nintendo e, considerado por muitos, um dos jogos de corrida mais marcantes da geração 16bits. O jogo foi o primeiro game de corrida para SNES. Se você pesquisar na internet vai ver que Top Gear é lembrado com bastante carinho no Brasil. Porém, em outros países, o jogo chega a passar despercebido em vários tops e listas de melhores jogos do Super Nintendo. Um exemplo é que na Video Games Live de 2010, Tommy Tallarico se mostrou surpreso pela insistência dos fãs brasileiros, que pediam incessantemente as músicas do jogo Top Gear. Eu estava nesse dia e me lembro de que ele falou que na sua caixa de e-mails a maioria dos pedidos era de fãs brasileiros pedindo as musicas de Top Gear. Martin Leung tocou as músicas de forma primorosa, levando os fãs à loucura e a se emocionarem.

CAR TYPE

O jogo tem uma mecânica bem legal. Você podia escolher entre quatro carros de cores diferentes: Vermelho, Branco, Azul e Roxo, mas cada carro tinha um diferencial. Já de início, o jogador percebia uma profunda diferença na velocidade e autonomia de combustível de cada modelo. Isso fazia muita gente ter um carro favorito, o qual era sempre lembrado pela cor. Uma coisa que eu descobri, foi que esses carros foram baseados em carros reais. O “carro vermelho” era chamado “Cannibal” e era inspirado na Ferrari 512 TR (Testarossa). O “carro branco” chamava-se Sidewinder, e fora inspirado na Ferrari 288 GTO. Um dos carros mais exóticos do jogo era o “Razor” ou, como era conhecido, “carro roxo”. Ele era inspirado no igualmente exótico Jaguar XJR-15. E por último temos o “carro azul”, que era inspirado no lendário “Porsche 959”.

top-gear-1-02

A melhor parte desse jogo para mim era a estratégia, pois tínhamos corridas em que eram feitas em seis ou sete voltas e o consumo de combustível era iminente. Ai nessas horas eu fazia a escola F-1, que é de andar rápido para que na volta o seu adversário não o passa-se ou que eu ficasse perto dele. Para quem jogava com o carro vermelho (que era o meu caso) a corrida era bem mais interessante.

Top Gear 2

Top Gear 2 veio em 1993 e trouxe algumas melhorias. A primeira delas foi uma quantidade maior de países, fazendo com o que o jogo fosse mais longo. A segunda foi que a cada corrida ganha você ganhava dinheiro para fazer upgrades no carro o deixando mais rápido e resistente. A terceira é a dificuldade maior em todas as corridas, além de ganhar você tinha que tomar cuidado com o carro, porque a cada pancada que você levava era um dano maior e assim você perdia velocidade. A única coisa que tenho a reclamar desse jogo é que tiraram o pit stop, pois esse era o elemento mais legal do jogo, tirando isso é um excelente jogo.

Top_Gear_3000_(Euro) 2008 02_21 14-51-40

Top Gear teve mais um jogo que foi o Top Gear 3000, mas esse eu não fiz questão de jogar e nem tenho lembranças dele. Os dois primeiros principalmente o primeiro jogo, marcou a infância de muitas crianças que sempre iria para a locadora, para jogar nem que fosse meia hora e bater um contra com as outras crianças. Como dito pelo próprio Tallarico esse jogo não fez muito sucesso lá fora, mas aqui está na memória da gente que cresceu jogando e se divertindo.

CONGRATULATIONS

 

Banner Memory Khard

Os Kharas

About Os Kharas

Viva a aventura!

  • Antonio Ferreira

    Top Gear é realmente muito bem quisto por aqui, a geração 80-90 até hoje guarda lembranças e boas referências desse lendário game. Jogava no flipper e depois passei algumas noites de sábado da infância com a fita alugada. Trilha sonora marcante! Muito bom compartilhar o gosto por esse ótimo game, um forte abraço Kharas!

  • raul silveira

    Jogaço o top gear, lembra muito minha infancia, em pensar que ele é baseado num história real, ate achei um video que fala disso https://www.youtube.com/watch?v=NDAFw4GmC_4