[Resenha] True Detective – 1ª Temporada

true-detective-13_6gdd-1920

[Resenha] True Detective – 1ª Temporada

Um assassinato brutal. Uma vitima aparentemente inocente. Dois detetives.

O que essas frases significam?

No gênero policial, poderíamos focar nas duas primeiras para dar base a uma história. Justamente por se focar na terceira é que True Detective se distingue das demais séries e se tornou uma das melhores obras já criadas nas telinhas. Estamos a dois dias da estreia de sua segunda temporada e por isso, OsKharas trazem um resumo dessa obra para aqueles que não conhecem e também para aqueles que sentem saudade.

truedetectiveuse

No ano de 1995, Cohle e Hart iniciam a investigação de um assassinato brutal ocorrido no Estado da Louisiana (conhecido também como o Estado Voodo). Alguns indícios mostram que tal crime poderia estar ligado a uma seita obscura, ligado a magia negra e sacrifícios humanos.

Esses dois detetives que tem visões aparentemente diferentes do mundo, lutam por sua própria justiça e talvez uma justificativa própria para seus atos. Enquanto um deles perdeu tudo que tinha e não acredita em absolutamente nada, o outro possui uma bela família. Enquanto um aproveita seu vazio interno como força motivadora, o outro desperdiça tudo que tem por sentimentos vazios.

true_detective_the_locked_room

Creio que você, que assistiu a série já consegue se lembrar das ações desses dois policiais que não tem seus nomes associados a suas personalidades aqui para não estragar a surpresa daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir. Conforme o passar do tempo, vemos uma evolução nas ações dos detetives que passam a entender que no fundo, são iguais.

Tudo que envolve a seita, os assassinatos que já ocorreram e que ainda ocorrem, servem de pano de fundo para uma frase que podemos dizer que move a série: “Há escuridão dentro de todos os homens.” Pesado, triste e verdadeiro. Em muitos momentos nos reconhecemos nas atitudes dos detetives e normalmente nesse ponto entendemos o que realmente somos.

TD

Anos se passam sem que o mistério efetivamente seja solucionado. Uma nova chance é dada aos detetives. Quando digo nova chance, não falo apenas sobre desvendar o caso. São apenas 8 episódios que nos contam muito mais do que 24 episódios de outros seriados. Até mesmo o pôster da série com os detetives olhando para lados opostos nos diz mais do que muitos filmes e séries que assistimos.

Por ultimo e não menos importante, ver H.P. Lovecraft e Robert Chambers serem referenciados tão diretamente quase que o tempo todo na série deixa seus fãs quase que exultantes já que não é o comum. Cada pessoa tem uma leitura própria do que é True Detective e podemos dizer que ninguém está certo ou errado. Por isso True Detective é o que é. Que continue sendo.

carcosa

A segunda temporada estréia Domingo, 21/06/2015 na HBO.

Abraço.

Os Kharas

About Os Kharas

Viva a aventura!