Rocky, um boxeador da Filadélfia

[Memory Khard]

Quando nós falamos de superação, podemos citar vários casos. Temos exemplos de pessoas anônimas que sempre estão nos dando grandes lições, temos os atletas que também se esforçam para chegar a seu objetivo sendo a vitória ou algo significativo e por fim temos os personagens fictícios que nos dão o maior exemplo de superação, motivação e lição de moral. Na resenha de hoje vou falar de Rocky Balboa.

 Rocky-II-wallpaper-HD

Antes de falar do Rocky que conhecemos vou fazer uma menção à inspiração de Sylvester Stallone, que foi o lutador norte – americano Chuck Wepner que ficou conhecido por levar a lona o lendário Muhammed Ali em 1975. Ali venceu a luta, mas somente no último assalto. Esse enredo serviu para Stallone escrever o roteiro, dirigir e estrelar o filme no ano seguinte. O filme conta a história de Rocky, um boxeador da Filadélfia que nunca teve chance no esporte e se vê na contingência de exercer um trabalho paralelo como capanga de um agiota, mas que tem sua vida transformada ao receber do campeão peso-pesado Apollo Creed ou Apollo Doutrinador (BR) a oportunidade de disputar o título máximo do boxe. Apollo era invicto até então e apresenta a ideia de lutar com um lutador local da Filadélfia, e porque ele gosta do apelido Rocky, The Italian Stallion (o garanhão italiano), ele escolhe esse lutador desconhecido.

No primeiro Rocky mostra a vida de Balboa, que era um capanga de um agiota e viu no esporte a chance de mudar de vida.  Na noite anterior à luta, Rocky confessa para Adrian que ele não espera derrotar Apollo, e tudo que ele quer fazer é aguentar os 15 rounds contra ele. Creed inicialmente não leva a luta a sério, mas Rocky inesperadamente derruba-o no primeiro round e a luta fica intensa. Depois de 15 rounds, com cada lutador sofrendo grandes machucados Apollo vence a luta, mas o que interessa a Rocky naquele momento é gritar por Adrian e dizer que conseguiu e a partir dali ambos ficam juntos.

Rocky-vs-Apollo-Creed-1

Uma revanche era pedida pelos fãs. E é isso que acontece em Rocky II, após sofrer graves ferimentos, e se concentrando na construção de sua família, Adrian fica grávida e as tentativas frustrantes de arrumar um emprego, fazem com que Rocky aceite novamente o desafio de lutar contra Apollo Creed mesmo com sua esposa não permitindo. No meio de seu treinamento, Adrian passa mal e ao dar a luz ao seu filho entra em estado de coma. Após alguns dias ela consegue acordar e o gatilho que Rocky queria para recuperar a motivação da luta é o incentivo de Adrian para que ele vença a luta. E em uma luta magnifica Rocky consegue sua vitória e se torna o novo campeão.

rocky15n-1-web

Pensa-se que a vida de Rocky melhora? Errado, em Rocky III várias coisas acontecem que desestabiliza o lutador. Ao defender seu titulo por mais algumas vezes Rocky é desafiado por Clubber Lang, no dia da luta seu treinador Mickey sofre um infarto e Rocky vai para luta sem estar concentrado. A consequência disso é a perda para Clubber e o nocaute maior que é a morte de seu querido treinador e porque não dizer o pai de Rocky nos ringues.  Afastado dos ringues e em uma depressão, Rocky ressurge graças a ajuda de Apollo Creed que o treina e faz com que ele vença a revanche contra Clubber Lang. O principal elemento desse filme para mim é o companheirismo, parece que o destino de Apollo e Rocky estava traçado e uma amizade nasce naquele momento entre duas pessoas que eram grandes rivais nos ringues.

rocky-3-1

O enredo dessa vez é dopping e que país para ser mencionado senão aquele que é campeão nisso: A Rússia ou a extinta União Soviética. Rocky IV começa com uma grande pancada para nosso protagonista. Em uma luta exibição Apollo Creed morre para Ivan Drago, um lutador soviético moldado pelo rigoroso treino feito em laboratório e pelas substâncias químicas que melhoram o rendimento. Rocky é desafiado pelo governo soviético a fazer uma luta em seu solo. Rocky se isola na gelada Sibéria com a ajuda de Paulie e de Duke (treinador de Apollo), para se preparar para lutar contra Drago em outra luta de exibição, que seria realizada na noite de Natal, não só para vingar Apollo, mas para também mostrar a verdadeira força do esporte que não é feita de substâncias químicas e sim com a força de vontade de vencer.

ivan

Em Rocky V, após o combate contra Ivan Drago. Rocky vem a se deparar com uma situação difícil: perde quase todo o dinheiro graças a um contador corrupto, e ainda descobre que estava impossibilitado de continuar a lutar sob o risco de morte. Por causa disso volta a morar no bairro de origem na Filadélfia e passa a conviver com problemas sociais e pessoais, principalmente em relação a seu filho. Então ele decide abrir de novo a antiga academia onde treinava com Mickey. Ali ele encontra um promissor lutador de boxe e decide treiná-lo. Tudo corria bem até que um grande empresário rouba o seu pupilo. Cego pelo poder o aprendiz decide desafiar o seu mestre, e nas ruas da Filadélfia a luta acontece e Rocky mostra quem é realmente o verdadeiro campeão.

rocky

Eu considero o quadrinho Dark Knight a melhor história para o Batman. Pois mostra o herói voltando à ação e tendo que se virar com os novos problemas da atualidade. Rocky VI ou simplesmente Rocky Balboa é um Dark Knight, pois mostra a vida de Rocky anos depois. O sentimento que esse filme passa é de que Rocky está preso em remorso e tem que se libertar de alguma maneira desse problema ou como ele diz: “Soltar o tigre que está preso”. E de que melhor maneira senão na base da luta? Seu desafiante agora é o campeão dos pesos pesados da atualidade e tudo que Rocky precisa fazer é durar todos os rounds, a vitória não interessava, pois seu único objetivo era de se libertar ou ter o prazer de ter seu nome gritado novamente.

15-sylvester-stallone-rocky-balboa-rocky-1976-

A vida de Rocky não é fácil ou como ele mesmo diz em seu grande discurso dando uma lição de moral para o filho: a vida não é um mar de rosas e sim de pessoas que aguentam a porrada. Todos os filmes deixam uma marca que sempre nos trazem momentos de nostalgia e de motivação. Todas as cenas de treinamento que Rocky percorre as ruas da Filadélfia, finalizando ao subir as escadas e erguer o punho falando para si mesmo: “Eu consegui”. É a marca registrada desse grande mundo criado por Stallone. Rocky não é só um lutador, ele é um reflexo do cotidiano das pessoas que também passam por bons e maus momentos na vida, só que para conseguir vencer, você deve aguentar as pancadas e resistir a tudo isso.

v

Bem, esse é um breve resumo de todos os filmes de Rocky e o que ele representa para mim. Ano que vem terá mais um novo capitulo, na qual ele será o treinador do filho de Apollo Creed. Tenho grandes expectativas em relação a esse filme e espero que ele nos traga aquele sentimento vivido em todos os outros filmes.

Rocky-Balboa-rocky-12062422-1024-768

Texto: David Ferreira
Revisão: MSA
Os Kharas

About Os Kharas

Viva a aventura!